Hoje vou falar sobre a novela das 9, "Duas Caras". Devem estar estranhando eu discorrer sobre este assunto. Poderia falar, por exemplo, sobre o filme "Tropa de Elite", porém, somente o assisti duas semanas após sua estréia no cinema, nesse interim, outros blogs mais conceituados com o meu como o de Rodrigo Constantino e do jornalista Reinaldo Azevedo já continham artigos que tabmém expressam minha opinião sobre o filme. Mais precisamente, vou comentar sobre o capítulo de ontem (06/11) que mostra o desfecho da invasão de estudantes de esquerda e ativistas de movimentos sociais à fictícia Universidade Pessoa de Moraes comandada pela personagem Branca, interpretada por Suzana Vieira.
As cenas de ontem mostraram o caráter hipócrita e baderneiro dos estudantes que reivindicavam, na base do vandalismo e da chantagem, a participação nas eleições para reitor. Sem falar no discurso extremamente retrógrado (e devidamente ironizado por Branca) dos líderes do movimento estudantil, que chegam até citar Lênin. (credo!). A dirigente da universidade ironiza mais uma vez os estudantes rebelados, ao dizer a eles que eles planejam fazer a revolução enquanto tomam cerveja em um bar (mais ou menos isso, foi o que ela disse).
Apesar de a novela ser apenas entretenimento, gostei da forma como o autor de “Duas Caras”, Aguinaldo Silva, mostra o movimento estudantil, pois percebe-se o caráter antidemocrático do mesmo. Gostei também da forma como a personagem branca agiu, desqualificando o discurso hipócrita e fanfarrão dos estudantes. Ainda, no capítulo, de ontem, pôde-se perceber que Aguinaldo não se dobra facilmente à praga do discurso politicamente correto, na cena em que a cunhada de Branca e sua irmã, ao virem militantes de um tal “Movimento dos Sem Casa”, saírem da universidade em ônibus fretados pela Prefeitura do Rio. Daí uma pergunta a outra: “quem paga esses ônibus?” e ambas respondem em coro: “A elite!!”, mais uma alfinetada na militância esquerdista.
Esta novela está saindo melhor que a encomenda! Vamos acompanhar os próximos capítulos para ver o que sai daí.