segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Mais uma tragédia no trânsito brasileiro!

Mogi das Cruzes, domingo, 10 fevereiro. Na estrada que liga Mogi à vizinha Itaquaquecetuba, um carro com sete moças bate violentamente em um caminhão e sai da pista. Resultado da tragédia: 5 delas morrem instantaneamente e as outras duas são hospitalizadas em estado grave. A polícia encontrou garrafas de cerveja dentro do carro. Notícias como essa, infelizmente, tem sido frequentes nos jornais. Na véspera de Natal do ano passado, por exemplo, (há menos de dois meses, portanto) outros 5 jovens perderam a vida próximo a Jataí-GO em um acidente igualmente causado pela fatídica combinação bebida, direção e alta velocidade.
É de se perguntar como evitar que mais tragédias como essas ocorram. Os pais de algumas das vítimas do acidente de Mogi sugeriram uma ampla mobilização para conscientizar os jovens sobre os perigos de beber e dirigir, mas creio que esta é uma solução inócua, porque, jovens são teimosos e acreditam que essas coisas não acontecem com eles. Eles não pensam que dirigir bêbado pode custar a vida deles, e pior, a vida de terceiros que acabam pagando por este ato irresponsável!
A meu ver, estes acidentes reduziriam muito se medidas restritivas à condução de veiculos por parte de menores de 25 anos fossem adotadas. Eles poderiam ser proibidos de dirigir durante finais de semana e durante à noite, ficando autorizados a dirigir somente em dias úteis durante o dia. Pode ser radical, mas ajudaria muito a melhorar essas tristes estatísticas de mortes de jovens no trânsito.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da sua sugestão..

Anônimo disse...

Oi Dellano, concordo plenamente com seu ponto de vista, e vou mais além ainda, proibissem ou mesmo cassassem as carteira de motoristas irresponsáveis.E me pergunto tbm de quem a culpa dos pais, ou dos jovens modernos que confundem liberdade com falta de responsabilidade.Tem que haver punição severa mesmo.

Vanda Enedina