domingo, abril 09, 2006

Pelo Sistema Métrico Decimal

Depois de algum tempo sem inspiração para escrever, aqui estou de volta. Este é mais um post da séries "Coisas que não consigo entender". Desta vez estou me perguntar qual é a razão da insistência de americanos e ingleses utilizarem um sistema de medidas que já deveria ter virado peça de museu há muito tempo!
O sistema britânico, surgido em 1824 (1) e depois refinado em 1959, com seus pés, jardas, polegadas e afins não é nada prático. Peguemos as unidades de distância para exemplificar: 1 polegada tem 2,54cm, 1 pé tem 12 polegadas, 3 pés constituem uma jarda e uma milha contém 1760 jardas. Imaginem o trabalhão que dá converter de uma medida p/ outra. Para saber quantas polegadas formam uma milha, só com o auxílio de uma calculadora (em tempo: uma milha contém 63 360 polegadas). No Sistema Métrico Decimal tudo é tão simples: 1 metro contém 100 centímetros, 1 quilômetro contém 1000 metros. Agora: quantos centímetros formam um quilômetro? Essa é muito fácil: 100000 centímetros. E 3/4 de quilômetro: 75000 centímetros. Alguém aí se habilita a calcular quantas polegadas estão contidas em 3/4 de milha?
Havia um tempo em que as medidas de pé polegada e palmos eram tiradas do rei que estava governando naquele momento. Daí ao se mudarem os reis, mudavam-se também as medidas. Em 1958 a polegada foi fixada nos atuais 2,54 cm e o pé virou uma lancha de 30,5 cm (o que equivale a pé tamanho 47, aproximadamente).
Diversas tentativas de se adotar o Sistema Métrico Decimal nos E.U.A, Inglaterra e países da Comunidade Britânica(2) já foram feitas (após a entrada da Inglaterra na União Européia, a adoção já é obrigatória), porém os habitantes destes países ainda se pesam em libras, bebem cerveja em pint, abastecem o carro em galões e usam uma estranhíssima unidade de temperatura onde 50 graus é frio(equivale a 10ºC) e a água ferve a 212 graus. Em 1999 os americanos perderam uma sonda espacial que coletaria dados em Marte. Descobriu-se que o software que comandava os movimentos do satélite foi alimentado com dados em metros, quilogramas, ou seja, as unidades do Sistema Métrico Decimal, mas também com dados em milhas e libras. Resultado: o brinquedinho de mais de 1 bilhão de dólares entrou em Marte numa trajetória totalmente errada e se espatifou ao tocar o solo do planeta vermelho. Tudo por causa desta insistência dos americanos em usar este sistema maluco!
Viva o Sistema Métrico Decimal, e obrigado, caros franceses, por tê-lo criado!
-------------------
1.http://en.wikipedia.org/wiki/Imperial_units
2.http://pt.wikipedia.org/wiki/Commonwealth

Nenhum comentário: