segunda-feira, novembro 13, 2006

Não somos racistas

Aí vai uma sugestão de leitura:

Não somos racistas - Ali Kamel: Diretor de jornalismo da Rede Globo, Kamel demonstra nesta obra que criar cotas raciais é uma idéia absurda porque parte de uma premissa equivocada, a de que os brancos oprimem os negros, quando na verdade o maior problema é a pobreza (de fato, no decorrer do livro, o autor mostra que brancos pobres enfrentam as mesmas dificuldades de negros pobres, portanto é uma injustiça criar políticas sociais que só beneficiem uma parte da população desfavorecida).
A obra aponta também as conseqüências de colocar em prática tais políticas: a divisão do país em brancos e não-brancos, desconsiderando-se todo um histórico de miscigenação pela qual passou o povo brasileiro; e o fomento ao ódio racial, algo que nunca existiu na história brasileira.
No 1º capítulo, o autor mostra que a política de cotas raciais começou a ser elaborada durante o governo anterior, em sintonia com o que pensava, o então sociólogo Fernando Henrique Cardoso na década de 50. A obra também revela como dados estatísticos tem sido deliberadamente distorcidos para se criar uma falsa idéia de os negros estão em desvantagem porque a sociedade brasileira é racista, e refuta os argumentos dos defensores de tais políticas, seja através de dados científicos, que mostra que o conceito de raça, biologicamente, não existe, ou através da análise dos resultados de experiências semelhantes em outros países. Por fim, o autor conclui que somente investimentos maçicos em educação básica podem criar condições para cidadãos das classes desfavorecidas, sejam brancos, negros, pardos ou amarelos possam sair da pobreza.
Não deixem de ler este livro! Ele é fundamental para se compreender melhor os rumos que o País está tomando quanto à questão racial.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vai se fuder seu loko. Fecha esta merda de blog e vai trabalhar.

Anônimo disse...

Viadinho.