quarta-feira, novembro 08, 2006

Cheque em branco

Caros leitores! Estou ressuscitando meu blog depois de quase dois meses parado. Estive muito ocupado durante este período, portanto não sobrava tempo para poder escrever meus artigos, mas agora estou de volta e prometo publicar um post por semana.

Bom, para marcar meu retorno, não poderia falar de outra coisa a não ser a reeleição de nosso querido presidente Lula! Depois de 4 anos com uma administração marcada por escândalos, eis que o povo brasileiro, numa demonstração de que não se importa nenhum pouco com a falta de ética na política, deu-lhe uma segunda chance, a qual considero um verdadeiro cheque em branco.

Durante os quatro anos de seu governo, tivemos várias demonstrações de autoritarismo por parte de seus integrantes, haja vista a tentativa de se criar órgãos como CFJ e ANCINAV, os quais dariam a possibilidade de um controle estatal da imprensa e dos meios de comunicação, passando por uma reforma universitária, que era, na verdade, uma expropriação de universidades particulares. Felizmente, tais arroubos autoritários foram contidos pelo presidente, que teve o bom senso de mandar tais projetos para a lata de lixo.

Temo que, com a reeleição do presidente, os burocratas petistas sintam-se livres para passar por cima das leis a fim de se perpetuarem no poder. Na semana passada, tivemos uma pequena amostra do que pode acontecer neste 2º mandato de Lula, num episódio em que alguns jornalistas da revista VEJA sofreram ameaças de agentes da Polícia Federal.

De toda forma o povo brasileiro assinou um cheque em branco ao reeleger Lula. Os mais pessimistas crêem que o presidente e seus asseclas irão finalmente colocar em prática seus projetos socialistas. Outros crêem na volta da inflação e na implosão da Previdência Social, devido às práticas populistas do governo. Um terceiro grupo acredita realmente, que Lula é um sujeito bem intencionado e está fazendo “tudo pelo social”. Para esses é normal aumentar impostos a fim de conceder algumas migalhas aos desfavorecidos sem exigir nenhuma contrapartida por parte destes e que em nada os ajuda a sair da pobreza. Também é normal para esse grupo de indivíduos, fazer caixa-dois e comprar apoio do Congresso, afinal todo mundo faz mesmo. Nada ilustra melhor essa filosofia do que a frase dita pelo ator Paulo Betti, que recebe generosas doações da Petrossauro e de outras estatais brasileiras. “Política é isso aí mesmo, é meter a mão na merda”. Cruzes!

O jeito é rezar para o cheque tenha um valor baixo!

Nenhum comentário: