segunda-feira, março 10, 2008

O que a mulher conquistou nas últimas décadas?

Sábado passado foi o dia internacional da mulher. Estava devendo um tópico sobre este assunto, mas agora soubrou-me um tempo para pagar esta dívida.
A mulher, nas sociedades ocidentais, conquistou um espaço importante nas últimas décadas, passando de uma posição de submissão ao homem na qual, o máximo a que poderiam aspirar era um bom casamento, a uma posição de destaque na sociedade, superando até mesmo os homens em alguns indicadores sócio-econômicos, como por exemplo, o nível de escolaridade, embora as primeiras ainda ganhem menos que os segundos.
Embora seja louvável a luta que as mulheres empreenderam para obter um espaço maior na sociedade, as suas conquistas, a meu ver, tem um preço. Primeiro: uma carga maior de obrigações, já que além de trabalhar fora, as mulheres também têm que cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos. Durante uma viagem de ônibus no fim de ano, conversei com uma passageira que estava ao meu lado e ela me disse que se pergunta sempre o que a mulher conseguiu nos últimos tempos, já que a dupla jornada de trabalho faz com que ela mal tenha tempo para si mesma.
Segundo: já que a mulher saiu para trabalhar, sobra menos tempo para criar os filhos, e pais menos presentes significam filhos mais rebeldes, sem preparo para enfrentar os desafios do mundo. Além disso, com a dita "emancipação feminima", cujo símbolo maior é a pílula anticoncepcional, muitas mulheres adotaram maus hábitos masculinos, como a libertinagem sexual e uso excessivo de álcool e drogas.
Um outro problema, é que as mulheres cada vez mais priorizam a carreira em detrimento da maternidade. Muitas optam por não ter filhos ou os têm muito tarde. Isso tem feito as taxas de natalidade cair rapidamente, especialmente nos países mais industrializados. Em alguns países da Europa, como Espanha e Itália a situação já é dramática, pois o número de filhos por casal já está próximo de 1, bem abaixo do índice necessário para manter a população estável, que é de 2,1 filhos por casal. A população destes países está envelhecendo e a força de trabalho se reduz consideravelmente, o que poderá causar um colapso em suas economias. E isso ocorre em um momento tal que o patamar de renda familiar deste países teoricamente, permite que os casais tenham mais filhos.
Apesar dos problemas que citei neste espaço, não desejo que as mulheres retornem aos tanques e fogões, já que não podemos mais prescindir da força feminina no mercado de trabalho. Só desejo que as mulheres pensem um pouco mais sobre suas prioridades. Também quero salientar, que os homens têm a obrigação de aliviar a fatigante dupla jornada de trabalho feminina!

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade que agora as mulheres têm dupla jornada de trabalho. Mas acho que isso é compensando pela nossa atual independência e maior liberdade em vários aspectos. Aliás, a solução para essa "conseqüência" das conquistas da mulher seria a participação masculina no que diz respeito aos afazeres domésticos e à criação dos filhos. Gostei de você ter salientado essa "obrigação" dos homens.
Outra coisa que achei interessante foi o fato de você ter comentado sobre a adoção, por parte das mulheres, dos maus hábitos masculinos, já que no caso dos homens estes hábitos são raramentes vistos como maus.
Por isso gostei do seu post e resolvi comentar.