quarta-feira, maio 24, 2006

Um olhar sobre os ataques do PCC a São Paulo

Hoje resolvi escrever sobre os fatídicos acontecimentos de semana passada na capital cultural e financeira do Brasil. Realmente São Paulo não merecia aquelas cenas horríveis de ônibus incendiados, cadáveres de policiais estendidos nas ruas, a cidade totalmente deserta na noite de segunda-feira, 15 de maio!
Neste triste episódio foram expostas boa parte das mazelas que afligem o País. Começando pela corrupção, passando pela má qualidade de nossos políticos e pelo crescente poder das facções criminosas.
A corrupção fica evidenciada no caso daquele funcionário que se sujou por 200 reais ao vender uma gravação de um depoimento da CPI do tráfico de armas aos advogados do chefão do PCC e também pelo fato de os presos continuarem falando livremente em telefones celulares. A má qualidade de nossas autoridades ficou evidente pelo despreparo delas em lidar com esta situação, ainda mais que se soube, depois, que muitas delas sabiam que o PCC estava planejando estes ataques e nada fizeram para minimizar seus efeitos. Sem falar na troca mútua de acusações entre PT e PSDB e o amontoado de tolices ditas pelos nossos políticos. O governador Cláudio Lembo, disse que tudo isso era culpa de uma "Elite branca, má e egoísta", Lula falou que o problema era falta de escolaridade: "Na hora em que você não investe em uma escola, vai ter que investir depois em uma cadeia". A Heloísa Helena já tratou de culpar o neoliberalismo (só faltou colocar o Bush aí no meio). Qto ao poder de fogo dos bandidos, nem precisamos dizer mais nada. Afinal conseguiram parar a maior cidade do País.
Tudo isso está acontecendo graças a uma visão totalmente equivocada de que a criminalidade é causada pela pobreza. Por este raciocínio, os bandidos são vítimas da exclusão social e as penalidades devem ser brandas. Assim se criou todo o aparato judicial que protege muito quem tem culpa no cartório e fez aumentar a sensação de impunidade, e é isso que fez com que a criminalidade explodisse. Se a causa da criminalidade fosse realmente a pobreza, não teríamos tantos casos de corrupção no País, afinal, políticos, funcionários públicos e empresários envolvidos em falcatruas não são aquilo que podemos chamar de carentes financeiramente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Marcius, como sempre arrenta no seu comentário, pena que as autoridades políticas e o público em geral não tenham acesso a estas infomações.
beijos.
Sueli Spineti