sábado, agosto 26, 2006

A verdadeira década perdida!

Olá a todos! Recentemente saiu na revista VEJA uma reportagem que critica o sem número de almanaques e guias das décadas de 60 a 80 que tem sido lançados no mercado de livros e a conseqüente onda nostálgica que invade o cinema, a literatura, a música; enfim, as artes em geral sob o argumento de que isto impede que esta primeira década do século XXI tenha uma identidade própria e que no futuro esta seja somente lembrada como a década em que nos perdemos em revivals. A fim de reforçar suas posições, o autor da reportagem citou algumas razões para não sentirmos saudades das décadas de 60, 70 e 80.
A verdade é que existiam razões sim, para sentirmos falta das décadas anteriores, ao menos culturalmente, estas eram muito mais ricas do que a atual. Hoje em dia vemos um sem número de bandas e artistas que já deram o que tinham que dar, sobrevivendo graças a jogadas de marketing e os atuais, infelizmente, deixam a desejar. E além disso existem razões de sobra para não sentirmos falta desta década de 2000: os atentados terrostistas nos EUA, Madrid e Londres, a explosão da criminalidade no Brasil, sanguessugas, marcolas, mensalão, funk carioca, PCC, CV, alta no petróleo, aumento de carga tributária, o Brasil com taxas medíocres de crescimento econômico. E sinceramente até agora não consegui encontrar nenhum motivo para sentir falta desta década.
É fato que ainda temos mais 3 anos e meio até a década acabar, mas será que dá para esperar alguma coisa? Existe a perspectiva de que as coisas irão melhorar? Sinceramente, eu tenho minhas dúvidas: é quase certo que veremos o Lula governar por mais 4 anos fingindo não saber de nada a respeito do mar de lama que corria por debaixo dele. É bem provável que a educação e a segurança pública continuarão em estado lastimável. Ainda não conseguiremos mudar nossa cultura do "jeitinho" e do menor esforço que tanto contribuem para a nosso subdesenvolvimento. Pelo jeito só me resta desejar um feliz 2010 a todos meus leitores! Quem sabe as coisas melhorem na década seguinte

Um comentário:

Anônimo disse...

Eis que com ajuda e a intercessão da Zazá- tenho acesso ao blog mantido por você na internet, mais precisamente, aos seus escritos .
Sinto-me duplamente surpreso : 1) constatar a sua boa ( mais que razoável ) desenvoltura na arte de redigir – conquanto as pequenas escurregadelas de ordem gramatical, que só os experientes revisores de texto, como é o caso do “locutor que vos fala”, podem detectar. Esta, a primeira- e agradabilíssima surpresa. 2)Chegar à conclusão de que você está entre os que, facilmente , se deixam levar pela falácia , pelo sofisma, e blábláblá da imprensa do Brasil e, mais propriamente, por alguns jornalistas loucos para “ aparecerem” , que são os que você chama de “formadores de opinião”
( texto “Por que escrevo?”) que, ao meu ver , não passam de intransigentes defensores das elites, em nome das quais ( certamente porque subvencionados por elas) massacram e denigrem -de maneira subjetiva, para não dizer leviana- a figura dos atuais dirigentes do País, mui especialmente do nosso Presidente.Usando de meias verdades, eles fazem do denuncismo insensato, maledicente e pernicioso a sua mais proeminente marca – a sua superpoderosa arma para convencer seus ( desavisados) leitores. Com dois ou três artigos que ostentam nas páginas das revistas e/ou jornais que os contratam,eles conseguem que tais (desavisados) leitores a não só digam como escrevam (inclusive em seus blogs) expressões do tipo: “ o desgoverno que aí está” “ o mar de corrupção que tomou conta de nossos governantes” ; “ o PT que corrupção que tomou conta de nossos governantes”; “ o PT que se dizia o guardião moral da política brasileira”; “ um governo envolvido em escândalos de mensalão, Lulinha, caseiro Francenildo. E por aí vai ... Chegam a colocar o presidente Lula no mesmo balaio do tal de Collor ! Ai, que nojo ! Mainardi ... Zé Simão ... Olavo de Carvalho...
Meu filho querido – “ adepto do liberalismo” ! Oh, céus! Eu mereço!
Falei mais do que devia, acerca dessa dita segunda surpresa... Afinal, meu filho, você é livre e tem o direito de, não só se manifestar a favor deste ou daquele regime político, como até de filiar-se na sigla partidária que dê sustentação a esse regime de sua predileção- mesmo que este, para alguns se refira à expressão máxima de tudo quanto há de mais deletério e pernicioso na vida de uma nação. Você é livre, meu filho!
Agora- para concluir –algumas pequenas observaçõesà guisa –não de crítica- nas sugestões ( não confudir com palpites que, se prestassem, ninguém os ofereceria gratuitamente.) Eis:
1- Quando escrevemos sobre nós próprios, nunca devemos \fazer afirmações como estas ( que constam em seus textos ) “meu interior é rico” – diga: “ creio que meu interior ( ou intelecto que ficaria melhor) possa habilitar-me, por que ...”
2- “...tenho bagagem cultural relativamente intensa ...” (?) diga: “...possuo uma razoável bagagem cultural ...”
3- “... Descobri que tenho um talento ...diga: “... Acho que sou dotado de algum talento ...”
4- “ ... Eu redijo bem... diga “... creio possuir uma capacidade pata redigir...” Isso para que as pessoas que lêem o que escrevemos, não nos tenham por presunçosos. Concorda comigo?
5- Leia sempre, por mais de uma vez o que você tenha escrito, para evitar a inserção de palavras inadvertidamente digitadas. Por exemplo: ( tais palavras estão nos seus textos).
a) “valorizado” quando deveria ser “ valorizados”,
b) “ tem” – idem – “têm”;
c) “ inspiação”- idem-“ inspiração”;
d) “aprendemos ”- idem – “ aprendermos”;
e) “ somente” que com - idem-“ somente com”;
f) “ princípio” idem “ princípio” e outras tantas palavras ...
Portanto não são erros mas inadvertências – o que demonstra que os textos após digitados não estão sendo lidos . Razão das sugestões.
No mais meu filho, maravilha!
Parabéns! Seus textos ( ou são posts? ) estão muito bem redigidos. Só não lhes atribuo nota 10 pelos sermõezinhos supraditos.
Continue, meu garoto!
Ah ia me esquecendo: - Quem lhe disse que hímen é um “ pequeno pedaço de pele” ? Ô louco meu! É uma prega, constituída de membrana mucosa ... conserta seu post... Deus te abençoe meu filho bloguista...
Jesus Cristino