sábado, maio 12, 2007

O Aprendiz

Não costumo comentar sobre programas de TV, mas vou abrir uma exceção hoje por causa do programa o Aprendiz 4 da Record, que estreou nesta terça-feira (08/05). Mais precisamente, vou falar do programa de estréia, na qual o participante Ricardo de Souza Pereira, professor universitário, foi eliminado.
Lamentei a "demissão" do "Professor" - como Ricardo ficou conhecido no programa - e creio eu que até o Roberto Justus também deve ter lamentado, pois sem dúvida nenhuma, tinha o melhor projeto, que consistia no desenvolvimento de medicamentos naturais para tratamento de problemas como úlcera, gastrite e refluxo.
O "Professor" caiu devido a sua dificuldade de adaptação ao ritmo acelerado da execução das tarefas do programa, e principalmente pela sua dificuldade de relacionamento com os colegas de equipe. Durante o processo de eliminação, na sala de reunião com Roberto Justus, ele se mostrou pouco objetivo em sua defesa, já que todos estavam contra ele, e preferiu dizer que os seus colegas estavam com inveja dele. Não restou ao apresentador, demití-lo do sonho de ser seu sócio do projeto.
Professor Ricardo, que este episódio, sirva de lição para você melhorar seu relacionamento interpessoal, pois isto é algo muito importante na carreira de qualquer pessoa (este programa deixou isto bem claro), e tomara que seu projeto siga em frente!

2 comentários:

Luiz Mendes Junior disse...

Olá. Vi apenas o último episódio do aprendiz 4. Acho que o nome do eliminado era Fernando e ele tb saiu por dificuldades de entrosamento na equipe. Não vi o programa todo, mas lembro-me bem do quão complicado era para ele se defender ante tantos olhares condenadores simultâneos.
Emocionalmente, o candidato se perdeu, e passou a dizer coisas incoerentes, já que a pressão sofrida complicava sua tranquilidade de raciocinar e ele precisava falar algo. Penso que no mundo de hoje (e talvez tenha sido assim em todos os mundos) as habilidades sociais e o auto-controle exercem peso determinante, muitas vezes mais do que talento ou inteligência, no rumo pessoal e profissional dos indivíduos. Talentos se desperdiçam emaranhados em teias emocionais e interacionais desfavoráveis enquanto experts do marketing pessoal e da dissimulação tomam seus lugares, seus créditos, suas reputações, fazem-se parecer competentes quando muitas vezes sabem pouco.

Num debate, o indivíduo inseguro, descontrolado, tenso, tende a parecer estar errado mesmo quando está certo.


Aliás, achei este blog muito interessante. Tenho também um blog e gostaria de propor que trocássemos links, ou seja, coloco seu blog na minha lista de links, e vc coloca o meu na sua.

Meu blog atualmente vem recebendo uma média de 8 a 10 visitas por dia.

http://www.noticiasdofront3.blogspot.com

Anônimo disse...

já adicionei seu blog a meus links