segunda-feira, setembro 17, 2007

É difícil não desanimar

Caro leitor, você já deve ter percebido que tenho estado ausente, afinal, meu último post foi há 15 dias! Ultimamente tenho visto com tristeza os rumos que o País está tomando, porque está cada vez mais longe do Primeiro Mundo. Tem horas em que penso seriamente em sair daqui e tentar a sorte em outro lugar mais civilizado.
Não dá para não desanimar ao ver que já temos mais de 1 milhão de funcionários públicos federais, e que esse número vai continuar a crescer, sem falar nos milhares de cargos de confiança criados neste (des)governo para abrigar a companheirada. É impossível ver luz no fim do túnel sabendo que o chamado "capitalismo de estado", modelo já testado e reprovado por causa da corrupção e ineficiência, está voltando a todo vapor! Enquanto todos os países sérios fazem ou fizeram reformas para reduzir o peso do Estado sobre os ombros dos seus cidadãos, aqui no Brasil acontece exatamente o contrário, ou seja, o monstro estatal continua inchando cada vez mais. Tanto que o país despencou no ranking de liberdade econômica, divulgado recentemente pelo Fraser Institute. Em 2004 ocupávamos a 85ª posição e em 2005 caimos para a 101ª.
Como não desistir ao ver que nosso parlamentares debocham dos cidadãos e absolvem um senador envolvido em uma penca de negócios escusos? Quando o Renan Calheiros foi absolvido por seus pares, até imaginava que daí surgiria algo positivo, que seria o fim desse imposto extremamente maligno chamado CPMF, já que a oposição faria de tudo para dificultar sua prorrogação. Mas, esta anda tão dócil com esse governo, que a prorrogação deste tributo tem tudo para ser aprovada fácil, fácil.
Pelo jeito vamos ter que esperar até 2011 para ter alguma perspectiva de melhora nesse quadro desanimador. Quando digo isso, não quero dizer que a partir desta data as coisas irão melhorar, mas sim afirmar que até lá não há nenhuma chance de o país entrar nos eixos.

Nenhum comentário: