sábado, setembro 29, 2007

A Falácia da CPMF

Ultimamente um dos assuntos que têm mais dado debate no País é a prorrogação da CPMF, o maldito imposto que era para ser provisório, mas que se depender de nossos governos se tornará permanente. Neste caso, porém o que mais tem me chamado a atenção são os argumentos disparatados dos defensores de sua prorogação, que afirmam que só uma parcela mais rica da população que paga o dito tributo, que este é um instrumento de justiça social, que sem ele o Bolsa Família estará ameaçado, e outras bobagens! O deputado federal e ex-ministro Ciro Gomes chegou às raias da demência ao dizer que "A CPMF é assunto de branco que não quer pagar imposto, para que o povo perca o Bolsa Família. Se acabar a CPMF, acaba o Bolsa Família". Esta afirmação mostra que não há limites para a imbecilidade humana!
Bom, mas vamos agora, aos fatos sobre a CPMF. Primeiro, é um imposto extremamente maligno porque penaliza toda a cadeia produtiva. Cada vez que o dinheiro se movimenta de um lugar para o outro, é taxado, portanto na prática, paga-se muito mais do que sua alíquota de 0,38%. Quanto a dizer que os pobres não pagam esse imposto porque não tem conta em banco, é uma mentira cabeluda, porque estes, pagam sim e muito. O imposto está lá embutidinho no preço do arroz, do leite, pois para cada um desses produtos, paga-se o tributo em cada uma das etapas que compõem sua cadeia produtiva, da produção até a venda final ao consumidor. Além disso, a CPMF incide também sobre a folha de pagamento das empresas, o que é um desestímulo para a geração de novos empregos.
Por isso é chegada a hora de dizer não à CPMF, porque é um grande mal para o País! Chega de sustentar políticos vagabundos! Vamos impedir que o governo avance cada vez mais sobre nossos bolsos!

Nenhum comentário: