quarta-feira, outubro 10, 2007

A maldição do cromossomo Y

No ano passado escrevi um texto chamado “para que serve o hímen” no qual eu discorria sobre esta estrutura presente na anatomia feminina e que a meu ver não tem utilidade nenhuma além de ter representando por muito tempo um problema para as mulheres, pois esse mísero pedaço de pele era visto como um atestado de pureza feminino.

Agora chegou a vez de falar sobre o que eu considero o grande fardo masculino: o cromossomo Y, presente apenas nos congêneres de Adão, mas antes de continuar a falar sobre este assunto abro um parêntese para dar uma pequena aula de genética, a fim de facilitar a compreensão do texto.

Nosso material genético está armazenado no núcleo de cada célula do corpo. E este material está disposto em filamentos chamados de cromossomos, que aparecem sempre aos pares. Um herdado da mãe e o outro do pai. Os cromossomos são compostos por genes, que são as unidades genéticas que determinam características, como cor da pele, olhos, algumas doenças, etc. Nós, seres humanos, carregamos 23 pares de cromossomos, e um deles determina o nosso sexo. Há dois tipos de cromossomos sexuais: o X e o Y. A mulher carrega dois cromossomos X (XX) e o homem um X e um Y (XY).

Pelo fato de ter dois cromossomos diferentes, o homem está mais sujeito a ter doenças genéticas. Para entender como isso acontece voltemos às explicações sobre cromossomos e genes, que como já vimos aparecem aos pares, um oriundo da mãe e outro, do pai. Cada gene pode se apresentar com diferentes combinações (geralmente duas). Cada uma delas está associada a uma característica genética. Geralmente uma dessas combinações é dominante, ou seja, para que a característica associada a ela se manifeste, basta que um dos genes contenha esta combinação; e a outra é recessiva, ou seja, para que se manifeste sua característica é necessária que tal combinação apareça aos pares.

Muitas dessas combinações de genes estão associadas a doenças das mais variadas, como diabetes, disfunções musculares, anemias, etc. Felizmente, a maior parte delas é do tipo recessivo. Só que quando o gene associado a uma dessas doenças se localiza no cromossomo X e o portador é homem, a doença irá se manifestar porque o não há outro cromossomo X para contrabalançar o gene problemático. É por isso que doenças como daltonismo, distrofia muscular de Duchenne, hemofilia, todas ligadas ao cromossomo X, são quase que exclusivamente masculinas. As mulheres não manifestam a doença, mas carregam o gene defeituoso que será transmitido a seus filhos.

Daí que eu digo que o cromossomo Y, representa para o homem, o que o hímen representa para a mulher. Um “troço” inútil que só serve para complicar mesmo.

6 comentários:

Luiz Mendes Junior disse...

Deus nem sempre está sóbrio quando cria, ou de bom humor...

Unknown disse...

Pessoal,não nos esqueçamos que a mídia é feminista. Pensem só: O Y não traz nenhuma doença, e sim o X. Logo, qual cromossoma, realmente, é a maldição? Como seria o ser humano se tivéssemos dois cromossomas Y? Aposto que Adão tinha esses dois Y antes de pecar, aposto!!! O X é resultado da queda!

Anônimo disse...

Conclusões morais partindo de realidades biológicas são extraordinariamente estúpidas.

Anônimo disse...

Foi completamente absurdo o comentário onde alguém referiu que o cromossoma Y não transporta nenhuma mutação genética consigo capaz de originar uma doença, aconselho que pesquise mais sobre o assunto antes de fazer um comentário desses. E o fato do cromossoma Y ser "inútil" também consideraria que houvesse uma maior pesquisa dado que o cromossoma Y possui correspondência essenciais ao cromossoma X.

Unknown disse...

Fernando,primeiro nao houve queda,segundo a mulher nao veio do homen.porque todo feto comeca feminino,isto significa?que vcs sao nossa mutacao. e terceiro vai estudar biologia, e pare de cagar pela boca.

Unknown disse...

Fernando,primeiro nao houve queda,segundo a mulher nao veio do homen.porque todo feto comeca feminino,isto significa?que vcs sao nossa mutacao. e terceiro vai estudar biologia, e pare de cagar pela boca.