domingo, dezembro 16, 2007

Não é hora de soltar rojão!

A CPMF felizmente será extinta a partir do mês que vem. O Senado rejeitou a sua prorrogação até 2011. Não deixa de ser uma notícia boa, já que este é um imposto extremamente maligno, porque um mesmo dinheiro é taxado várias vezes cada vez que este é movimentado de uma conta para outra. Uma simples regra de três mostra que a base de incidência da CPMF corresponde a um montante cerca de 5 vezes maior que o PIB nacional. Basta fazer a conta: se a alíquota de 0,38% do imposto resulta num total arrecadado pelo governo de 40 bilhões de reais, então 100% corresponderá a cerca de 10,52 trilhões de reais! Ou seja, na prática, a alíquota deste maldito imposto acaba sendo muito maior do que esses 0,38%.
Os brasileiros terão a partir do ano que vem 40 bilhões de reais a mais no bolso; dinheiro, que certamente, será bem mais gasto do que se estivesse nas mãos do Governo Federal, que pode muito bem se virar sem este montante, já que a arrecadação de impostos não pára de crescer ano a ano.
Mas ainda é cedo para se comemorar o fim da CPMF, já que a fúria arrecadatória dos governantes parece não ter limite. Certamente os impostos existentes vão aumentar e serão criados novos tributos para compensar esta "perda" de arrecadação com o fim do imposto sobre o cheque. Não podemos permitir que isto aconteça. A sociedade precisa dizer ao governo que não tolera mais aumento de impostos e que há muita gordura para queimar dentro deste paquiderme em que se tornou o Estado brasileiro!

Nenhum comentário: