segunda-feira, junho 23, 2008

Forças Armadas no fundo do poço

Nossas Forças Armadas têm sido alvo de um revanchismo torpe por parte daqueles que queriam implantar no Brasil uma ditadura comunista nos moldes cubanos, e hoje conseguem gordas indenizações a titulo de "perseguidos políticos" durante a ditadura militar, se pousando de vítimas de um regime bem menos brutal em relação ao que queriam estabelecer.
Os governos que se sucederam após o término do regime militar contribuiram para o sucateamento e desmoralização de nossas Forças Armadas. Este processo se acelerou durante o período em que FHC esteve à frente do Palácio do Planalto - durante seu governo foi criado o Ministério da Defesa, a cargo de um civil, em substituição aos três ministérios militares existentes anteriormente - e se tornou mais visível durante o governo Lula. Equipamentos obsoletos e instalações precárias fazem parte do cotidiano dos homens de farda e além disso os últimos titulares da pasta do Ministério da Defesa, incluindo aí o atual, Nelsom Jobim, têm se destacado pela fanfarronice e pela inépcia.
Três acontecimentos recentes demonstram o grau de desmoralização a que vem sendo submetida às nossas FFAA: primeiro, a demarcação das terras da Reserva Raposa do Sol que criaria um enclave de 17 mil quilômetros quadrados inacessível até mesmo aos militares, que corajosamente denunciaram esta aberração.
No começo do mês, o Exército foi alvo de protestos por parte da militância politicamente correta, por causa de dois babacas que foram punidos por desrespeitar normas da instituição e depois saíram na imprensa se pousando de coitadinhos, de vítimas de perseguição pelo fato de serem homossexuais. Coisa mais ridícula!!
Para completar a desgraça das FFAA, na semana passada homens do Exército que patrulhavam o Morro da Providência no Rio foram presos acusados de entregar 3 jovens a traficantes de uma facção rival em uma outra favela. Os jovens foram brutalmente assassinados e o assunto dominou a semana inteira. O estranho é que a gritaria das ONG's, intelectuais, a turma dos Direitos Humanos, só foi em cima dos soldados, que diga-se de passagem, são bandidos de farda e têm que ser punidos severamente. Quanto aos traficantes que cometeram o crime bárbaro, nenhuma palavra! O pior de tudo, é que o Exército só estava lá para garantir que um aliado político de Lula pudesse pôr em prática um projeto que a meu ver, era apenas para maquiar a favela, ou seja, fizeram uso político de nossas forças militares! O Exército não deveria nunca ter entrado lá, e agora sua imagem ficou seriamente arranhada!
A vida não está fácil para os homens fardados!! Creio que eles devem aguardar ansiosamente pelas novas eleições presidenciais em 2010!

Um comentário:

Luiz Mendes Junior disse...

Pelo que estou sabendo, já está em vias de sair do papel (se já não saiu) o Plano de Defesa Nacional que prevê uma alteração radical na política de distribuição de recursos das forças armadas, entre outras coisas. Até então as forças armadas têm direito a 1,5% do PIB e a estratégia é que esse percentual suba para 2,5% em alguns anos. Os planos incluem um reaparelhamento total, a aquisição de um novo porta-aviões e uma reformulação das relações entre as forças armadas.

http://www.naval.com.br/blog/?p=1698

http://defesabr.com/blog/index.php/tag/plano-estrategico/