quarta-feira, julho 30, 2014

Não dá para construir aquedutos no Brasil?

Num país de dimensões continentais como o Brasil, é comum chover bastante em um local ao mesmo tempo em que em outros enfrentam estiagens severas.
Tendo em vista o cenário acima, eu me pergunto se não é possível construir aquedutos interligando todas as regiões brasileiras, de modo que seja possível levar água onde esteja em excesso para onde ela está faltando. Por exemplo, neste momento, o Sudeste está enfrentando a maior seca dos últimos 40 anos e muitos municípios já estão com racionamento de água, ao passo que estados da região Sul e Norte sofrem com o excesso de chuvas. Deveria ser possível levar água de rios e represas do Norte e do Sul do Brasil, que estão cheios, para o Estado de SP, já que alguns cursos d'água deste estado estão quase secos.
Há 2000 anos os romanos construíram aquedutos com até 800 km de extensão e creio eu que, com todo o avanço tecnológico de hoje, dê para levar água de um extremo do país a outro!
Precisaríamos, porém, de um governo decente, pois este do PT não deu conta nem de fazer a transposição do rio São Francisco, que era uma das vitrines do governo. Eles só criariam uma empresa estatal que serviria como cabide de emprego para a companheirada e para fazer barganha com a base aliada em um fisiologismo escancarado. Quando muito fariam alguns trechos superfaturados, claro!
Eu acredito que esta sugestão minha seja viável tecnologicamente, mas como não sou engenheiro pode ser que eu esteja enganado. Peço encarecidamente a algum engenheiro que me tire esta dúvida.

Um comentário:

Unknown disse...

Hoje resolvi pesquisar este assunto, para ver se já havia algum projeto e vi que o senhortem os mesmos pensamentos que eu. Reforçando esse raciocínio, vi em algum programa do history ou discovery que os franceses( faz muito tempo levaram as aguas de um rio para abastecer se não me engano outro de Paris. Detalhe tiveram de transpor um desnivel de 400 metros), Creio que falta é vontade politica!