domingo, março 19, 2006

Concursos públicos: será que vale a pena?

Hoje em dia, devido aos níveis de desemprego e à promessa de estabilidade, os concursos públicos têm atraído uma parcela significativa de nossa população, que alimenta um mercado cada vez mais pujante de cursinhos preparatórios, apostilas especializadas, sites na internet, jornais, tudo mais o que puder facilitar o acesso ao tão sonhado emprego público. Meus pais, alguns amigos mais próximos também vivem falando para eu me preparar e passar em algum bom concurso. Não obstante já tenha prestado alguns, eu sempre fico com um pé atrás, porque eu receio que num futuro não muito distante os empregos públicos deixem de ser atrativos.
O Estado brasileiro suga (isso mesmo, pois nos devolve serviçoes de má qualidade!) em forma de tributos, 40% de tudo aquilo que nós produzimos, e além disso, toma 70% do crédito disponível nos bancos, e a dívida pública cresce assustadoramente. E é essa hipertrofia do Estado é que impede a economia de crescer, e não a taxa de juros altos, como dizem alguns, pois taxa de juros é sintoma e não causa.
O que o governo Lula está fazendo? Aumentando o tamanho do estado seja através da criação de ministérios inúteis, ou da abertura de milhares de vagas em concursos, ou da criação de mais 4 universidades federais (na contramão do que apregoam os especialistas em educação, que é melhorar o ensino fundamental)
Eu penso que esse estado elefante é inviável e mais cedo ou mais tarde vai implodir, seja por bem ou por mal, e os governos vão ter que apertar o cinto, para o bem de todos nós. Daí os concursos deixarão de ser tão atrativos

Nenhum comentário: