domingo, março 19, 2006

Faces da verdade

Bom, antes de mostrar o objetivo deste tópico eu vou contar uma pequena história:
Em um reino distante, o monarca local foi avisado que nos confins de seu território havia uma pirâmide avermelhada e mandou quatro cavaleiros seus checarem a veracidade da informação. Assim que iniciaram a missão os nobres cavaleiros decidiram se separar. O primeiro deles, após uma viagem de vários dias, chegou à pirâmide pela face sul, e para sua surpresa constatou que esta era azulada, daí voltou para contar ao rei que a pirâmide era azul e não vermelha. O segundo cavaleiro chegou pela face oeste da pirâmide e esta era verde, e deduziu que a pirâmide inteira era verde. O terceiro atingiu a face norte da pirâmide, e esta era amarela, logo, o cavaleiro imaginou que esta fosse amarela e não vermelha Finalmente, o quarto cavaleiro chegou à pirâmide pela face oeste, cuja cor era vermelha, daí o cavaleiro pensou "Opa! Essa pirâmide é vermelha mesmo, preciso avisar logo o rei. " Assim, voltaram os cavaleiros, cada um com uma informação diferente, e deixaram o rei totalmente perplexo.
Resumindo: nenhum dos 4 cavaleiros se deu ao trabalho de circundar a pirâmide inteira para verificar qual era o aspecto verdadeiro da pirâmide. E o que podemos extrair desta estorinha? Que assim como os cavaleiros, nós também podemos tirar conclusões precipitadas sem fazer uma análise profunda do que vivenciamos.
A literatura, a TV e o cinema são pródigos em personagens que passam por situações embaraçosas ou engraçadas, que aos olhos de outros personagens parecem uma coisa, mas é algo totalmente diferente.
Um exemplo para facilitar a compreensão do que eu digo: uma mulher que se apaixona por um homem comprometido e arma um plano para separar o casal, que consiste no famoso "boa noite cinderela". O homem dorme por causa de um sonífero posto em sua bebida e é colocado numa cama junto com a farsante. Algum cúmplice faz com que a pareceira deste pegue os dois "no flagra". Por mais que o infeliz tente se explicar, a mulher "enganada" nunca vai acreditar, afinal, viu tudo com seus próprios olhos. Pobre mulher! Nem percebe que seus olhos a enganam e que o que ela vê é apenas a ponta de um iceberg de um plano sórdido para separá-la de seu amado.
Portanto, caro leitor, tome cuidado para não fazer julgamentos precipitados, porque você pode cometer injustiças. Pense nesta estória, que apesar de ser aparentemente boba, carrega um ensinamento valioso!

2 comentários:

Anônimo disse...

eu achei legal mais muito pouco realistico pois relata uma coisa imaginaria e nao da aqula relaçao entre o leitor e o texto ok. melhora da proxima vez.

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e