quarta-feira, agosto 30, 2006

Por que escrevo? - II

Olá, Hoje resolvi fazer uma coisa fora do padrão: fazer 2 posts em uma única semana, algo que creio, eu só fiz uma vez. É bem provavel que alguém me pergunte porque não escrevo com uma frequência maior. São dois os motivos principais que fazem que não me dedique mais tempo a esta atividade.
A primeira delas é que eu trabalho o dia inteiro diante de uma tela de computador e ao chegar em casa não tenho tanto ânimo pra ficar mais tempo ainda em frente ao micro, principalmente porque cansa muito as vistas. E eu também preciso ter vida "offline", ou seja, namorar, ler revistas, livros, tocar violão ;)
A segunda razão é que eu costumo demorar muito para escrever um texto. Já cheguei a ficar 2 horas até conseguir publicar um texto, porque leva um tempo para deixá-lo do jeito que eu quero e nem sempre consigo atingir este objetivo. Em alguns textos, como por exemplo o mais recente ("A verdadeira década perdida"), eu fiquei com a sensação de que o conteúdo ficou aquem daquilo que eu gostaria de transmitir aos meus leitores. É que eu tenho uma certa dificuldade em organizar as idéias que surgem, e às vezes, as palavras somem e perco tempo tentando achá-las. Reconheço também que sou perfeccionista, o que contribui para gastar mais tempo do que deveria para publicar um texto. Nesta busca pela perfeição, muitas vezes, sou vencido pelo cansaço e acabo deixando passar alguns erros de digitação e de gramática (principalmente de concordância e de pontuação). Não é raro também eu engolir algumas palavras, o que dificulta a compreensão de algumas passagens do texto. Já corrigi alguns erros que foram apontados por leitores meus. Peço desculpas, pois, pelo meus erros, mas espero que vocês me compreendam, principalmente a partir de agora que eu expliquei as razões para estes deslizes ;)
Apesar destas dificuldades, confesso que tem sido uma atividade gratificante para mim, e devagar estou colhendo os frutos desta minha iniciativa. Pouco a pouco os acessos estão aumentando e os comentários também. Gostaria de agradecer a todos os leitores, todos aqueles que me dão força para eu continuar escrevendo. Peço que não deixam de enviar seus comentários, sugestões, críticas, opiniões, porque isto é importante para mim!

PS: confiram também o post "Por que escrevo?".

sábado, agosto 26, 2006

A verdadeira década perdida!

Olá a todos! Recentemente saiu na revista VEJA uma reportagem que critica o sem número de almanaques e guias das décadas de 60 a 80 que tem sido lançados no mercado de livros e a conseqüente onda nostálgica que invade o cinema, a literatura, a música; enfim, as artes em geral sob o argumento de que isto impede que esta primeira década do século XXI tenha uma identidade própria e que no futuro esta seja somente lembrada como a década em que nos perdemos em revivals. A fim de reforçar suas posições, o autor da reportagem citou algumas razões para não sentirmos saudades das décadas de 60, 70 e 80.
A verdade é que existiam razões sim, para sentirmos falta das décadas anteriores, ao menos culturalmente, estas eram muito mais ricas do que a atual. Hoje em dia vemos um sem número de bandas e artistas que já deram o que tinham que dar, sobrevivendo graças a jogadas de marketing e os atuais, infelizmente, deixam a desejar. E além disso existem razões de sobra para não sentirmos falta desta década de 2000: os atentados terrostistas nos EUA, Madrid e Londres, a explosão da criminalidade no Brasil, sanguessugas, marcolas, mensalão, funk carioca, PCC, CV, alta no petróleo, aumento de carga tributária, o Brasil com taxas medíocres de crescimento econômico. E sinceramente até agora não consegui encontrar nenhum motivo para sentir falta desta década.
É fato que ainda temos mais 3 anos e meio até a década acabar, mas será que dá para esperar alguma coisa? Existe a perspectiva de que as coisas irão melhorar? Sinceramente, eu tenho minhas dúvidas: é quase certo que veremos o Lula governar por mais 4 anos fingindo não saber de nada a respeito do mar de lama que corria por debaixo dele. É bem provável que a educação e a segurança pública continuarão em estado lastimável. Ainda não conseguiremos mudar nossa cultura do "jeitinho" e do menor esforço que tanto contribuem para a nosso subdesenvolvimento. Pelo jeito só me resta desejar um feliz 2010 a todos meus leitores! Quem sabe as coisas melhorem na década seguinte

segunda-feira, agosto 14, 2006

Amanhã começa o horário político

Como vocês já devem saber, amanhã (15 de agosto) começa a propaganda eleitoral gratuita ( na verdade nem tão gratuita assim). Não deve ser diferente dos outros anos, logo, veremos a principio, os candidatos se respeitarem e se limitarem apenas a fazer promessas que não serão cumpridas, porém não demorará muito para começar a chover os ataques pessoais de um lado, direitos de respostas de outro. Não faltarão também cenas em que os canditatos aparecem ao centro do vídeo e ao fundo suas equipes debruçadas sobre mesas como se daí saíssem as soluções para todos os males do país. Certamente nos divertiremos com algumas figuras que em vez de irem para uma escola, preferiram se candidatar a deputado estadual. Não faltarão também cenas de aperto de mão entre políticos que até há pouco tempo eram inimigos ferrenhos, mas que hoje aparecem juntos graças a coisas que somente a sede de poder pode explicar. Nessa época também os marketeiros estarão sob os holofotes e farão de tudo para tornar seus produtos, digo, seus clientes candidatos, mais apreciáveis.
Enfim, quase 2 horas diárias que certamente serão mais úteis se ocupadas com outras atividades mais interessantes como por ler livros ou assistir um filminho. Infelizmente essas horas não terão grande utilidade para ajudar o eleitor indeciso a escolher os seus candidatos, já que o marketing polítco nos vende gato por lebre, vide Collor e Lula.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Um tributo ao PT!!

Calma, caros leitores! Não é nada disso que vocês estão pensando! Seria incoerente, depois de fazer tantas críticas neste blog, tecer loas ao partido que hoje se afunda em escândalos. Mas o PT tem lá os seus méritos, porque se não fosse pois se não fosse pelo partidão da estrela e a revelação de todo seu lado podre até hoje estaria acreditando que uma pessoa carismática e cercada por uma equipe qualificada, ainda que tivesse baixa escolaridade poderia fazer um bom governo. Estaria acreditando até hoje que uma esquerda "light", que mantivesse as "regras do jogo", mas que fizesse grandes investimentos na área social era o tipo de governo ideal para o Brasil. Estaria acreditando que o PT era o guardião moral da política brasileira.
Hoje eu sei que o PT é um partido como qualquer outro, que faz de tudo para se manter no poder, não importando os meios necessários para isso. Também sei que esse negócio de "esquerda light" é conversa para boi dormir e tudo o que conseguimos é uma carga tributária absurda e um Estado obeso e ineficiente. Também sei que nosso presidente não sabe governar porque não tem formação e sua equipe é igualmente incopetente.
Portanto devo agradecer ao PT e ao surgimento de todos esses escândalos de mensalão, Lulinha, caseiro Francenildo, por me tornar uma pessoa politicamente mais esclarecida!