segunda-feira, março 20, 2006

Meu país

Este é o meu primeiro post já no blogspot, só que não estou muito inspirado para escrever. Ultimamente ando preocupado com os rumos do Brasil, e cada vez mais aumenta meu pessimismo em relação ao seu futuro. Não porque seja um derrotista, mas a realidade que eu enxergo não me permite vislumbrar perspectivas melhores.
- No dia 8, presenciamos um grotesco espetáculo promovido por um tal de Movimento de Mulheres Camponesas ligado ao MST, em que pesquisas de mais de 20 anos da empresa Aracruz foram destruídas, e na mesma noite o grande líder dessa quadrilha nos brindou com uma pérola de sabedoria dizendo que "As mulheres estão de parabéns por fazer um ato que chamou a atenção da sociedade”. Se fosse em qualquer país sério, este homem já estaria preso por apologia ao crime, mas como aqui o nosso presidente várias vezes já pôs o boné do MST, nada vai acontecer, esta organização continuará livre para depredar, saquear, invadir, enfim, atacar umas das poucas atividades em que o País se destaca, que é o agronegócio.
- Que imagem mais triste aquela em que os nossos nobres deputados de Brasília aparecem de mãos dadas comemorando a absolvição de dois colegas envolvidos no mensalão! Isto mostra que o Congresso não está nem aí pra opinião pública e para os problemas nacionas. Eles só tem olhos para eles próprios.
- A interferência dos tribunais de instância superior( STJ e STF) nos trabalhos das CPIs dos bingos, mensalão e Correios, nos dá impressão que o Poder Judiciário está agindo com parcialidade, defendendo um grupo, no caso o PT. Onde que está a independência entre os 3 poderes? Porque tanta interferência do Judiciário? Tendo um presidente que deverá deixar o seu cargo para ser candidato nas eleições e apoiar o Lula, fica difícil saber de que lado o Supremo Tribunal Federal está.
- Minha namorada é professora e ela reclama freqüentemente que seus alunos são bagunceiros e que não a respeita. Hoje em dia a meninada de seus 12, 13, 14 anos não respeita ninguém, não tem limites e só quer saber de sexo e álcool. E isso aí é o futuro do país! Belo futuro!
- Nossas leis protegem demais quem comete crimes. Para cada processo na Justiça há uma enxurrada de recursos, adiamentos, que acabam benificiando os delinqüentes. E o cidadão de bem, coitado, fica totalmente desprotegido.
Se eu fosse listar todos os fatos que me fazem descrer de um futuro melhor para o Brasil, pelo menos a curto e longo prazo, levaria pelo menos uns dois dias para postar esse artigo. E esse já está muito longo pra minha cabeça. Se alguém achar que eu estiver errado, por favor comente.

domingo, março 19, 2006

Faces da verdade

Bom, antes de mostrar o objetivo deste tópico eu vou contar uma pequena história:
Em um reino distante, o monarca local foi avisado que nos confins de seu território havia uma pirâmide avermelhada e mandou quatro cavaleiros seus checarem a veracidade da informação. Assim que iniciaram a missão os nobres cavaleiros decidiram se separar. O primeiro deles, após uma viagem de vários dias, chegou à pirâmide pela face sul, e para sua surpresa constatou que esta era azulada, daí voltou para contar ao rei que a pirâmide era azul e não vermelha. O segundo cavaleiro chegou pela face oeste da pirâmide e esta era verde, e deduziu que a pirâmide inteira era verde. O terceiro atingiu a face norte da pirâmide, e esta era amarela, logo, o cavaleiro imaginou que esta fosse amarela e não vermelha Finalmente, o quarto cavaleiro chegou à pirâmide pela face oeste, cuja cor era vermelha, daí o cavaleiro pensou "Opa! Essa pirâmide é vermelha mesmo, preciso avisar logo o rei. " Assim, voltaram os cavaleiros, cada um com uma informação diferente, e deixaram o rei totalmente perplexo.
Resumindo: nenhum dos 4 cavaleiros se deu ao trabalho de circundar a pirâmide inteira para verificar qual era o aspecto verdadeiro da pirâmide. E o que podemos extrair desta estorinha? Que assim como os cavaleiros, nós também podemos tirar conclusões precipitadas sem fazer uma análise profunda do que vivenciamos.
A literatura, a TV e o cinema são pródigos em personagens que passam por situações embaraçosas ou engraçadas, que aos olhos de outros personagens parecem uma coisa, mas é algo totalmente diferente.
Um exemplo para facilitar a compreensão do que eu digo: uma mulher que se apaixona por um homem comprometido e arma um plano para separar o casal, que consiste no famoso "boa noite cinderela". O homem dorme por causa de um sonífero posto em sua bebida e é colocado numa cama junto com a farsante. Algum cúmplice faz com que a pareceira deste pegue os dois "no flagra". Por mais que o infeliz tente se explicar, a mulher "enganada" nunca vai acreditar, afinal, viu tudo com seus próprios olhos. Pobre mulher! Nem percebe que seus olhos a enganam e que o que ela vê é apenas a ponta de um iceberg de um plano sórdido para separá-la de seu amado.
Portanto, caro leitor, tome cuidado para não fazer julgamentos precipitados, porque você pode cometer injustiças. Pense nesta estória, que apesar de ser aparentemente boba, carrega um ensinamento valioso!

Os delírios de uma esquerda retrógrada

Reconheço que ainda tenho pouca idade para entender certas coisas, principalmente em questões de economia e política, porém existem algumas coisas que simplesmente não entram na minha cabeça.
- Porque as idéias socialistas ainda vicejam na América Latina, sendo que já foi abandonado em todo o resto do mundo, com exceção da Coréia do Norte, visto que a única coisa que o socialismo foi capaz apenas de distribuir pobreza? Não entendo porque um imbecil como Hugo Chavez, que está arruinando a Venezuela, é ídolo por aqui. Não entra na minha cabeça que Cuba, governada por um déspota tirano e cruel como Fidel Castro ainda seja considerado por alguns um paraíso na Terra. E agora para completar temos um clone malfeito do coronel venezuelano na Bolívia, o cocaleiro Evo Morales.
- Porque a VEJA não pode ter um posicionamento político, enquanto que a Carta Capital e a Caros Amigos - duas revistas visilmente de esquerda - podem? Qualquer opinião da VEJA sobre alguma coisa, seus críticos a acusam de ser manipuladora e tendenciosa, como se as outras duas revistas não fossem.
- Porque os esquerdistas acusaram o governo FHC neoliberal? Pode ser chamado de neoliberal um governo que aumentou absurdamente a dívida pública e carga tributária? O neoliberalismo prega o livre mercado e a redução do estado que ficaria incumbido apenas do lhe compete essencialmente: saúde, segurança, educação e justiça. Isto é tudo que não aconteceu no governo FHC.
- Será que todo banditismo é válido, desde de que seja em favor da luta de classes? Tive a impressão de que a esquerda pensa assim, devido à ação criminosa dos sem-terra e por causa de um artigo da brilhante colunista da revista Caros Amigos, Marilene Felinto, defendo o pobrezinho do Champinha.
Alguém se habilita a responder estas perguntas?

Concursos públicos: será que vale a pena?

Hoje em dia, devido aos níveis de desemprego e à promessa de estabilidade, os concursos públicos têm atraído uma parcela significativa de nossa população, que alimenta um mercado cada vez mais pujante de cursinhos preparatórios, apostilas especializadas, sites na internet, jornais, tudo mais o que puder facilitar o acesso ao tão sonhado emprego público. Meus pais, alguns amigos mais próximos também vivem falando para eu me preparar e passar em algum bom concurso. Não obstante já tenha prestado alguns, eu sempre fico com um pé atrás, porque eu receio que num futuro não muito distante os empregos públicos deixem de ser atrativos.
O Estado brasileiro suga (isso mesmo, pois nos devolve serviçoes de má qualidade!) em forma de tributos, 40% de tudo aquilo que nós produzimos, e além disso, toma 70% do crédito disponível nos bancos, e a dívida pública cresce assustadoramente. E é essa hipertrofia do Estado é que impede a economia de crescer, e não a taxa de juros altos, como dizem alguns, pois taxa de juros é sintoma e não causa.
O que o governo Lula está fazendo? Aumentando o tamanho do estado seja através da criação de ministérios inúteis, ou da abertura de milhares de vagas em concursos, ou da criação de mais 4 universidades federais (na contramão do que apregoam os especialistas em educação, que é melhorar o ensino fundamental)
Eu penso que esse estado elefante é inviável e mais cedo ou mais tarde vai implodir, seja por bem ou por mal, e os governos vão ter que apertar o cinto, para o bem de todos nós. Daí os concursos deixarão de ser tão atrativos

Pelo fim das raças

Bom,no dia 15 de fevereiro deste ano estava navegando no Orkut, quando me deparei com o perfil de uma tal de Erika de Maringá, de ascendência alemã, que participa de algumas comunidades sobre orgulho branco e nazismo. Naturalmente isso foi motivo pra uma enxurrada de críticas e scraps grosseiros no perfil da infeliz. Embora não concorde nenhum pouco com as opiniões da moça, também não estou do lado da patrulha do politicamente correto, que quer porque quer tirar o seu perfil do ar, alegando racismo. Por que esse negócio de racismo pra mim deveria estar enterrado a muito tempo, pois na verdade, o conceito de raça, biologicamente falando, não se aplica aos seres humanos, já que não há diferenças genéticas significativa entre brancos, negros, amarelos, quem quer que seja. Assim, essa loirinha branquela pode ter mais semelhanças genéticas com um crioulo africano do que com um nórdico.
Então, acabem com esse negócio de orgulho branco, negro, amarelo, azul, vermelho, por que somos todos irmãos!!

Bem vindo

Olá a todos!
Sejam bem vindos ao meu blog. Aqui vai ter um pouco de tudo. Desde opiniões sobre diversos assuntos a lamentos, reclamações, relatos deste jovem adulto de 28 anos, que ainda tem um caminho longo pela frente!
Espero que gostem :)