sábado, julho 28, 2007

Vôo 3054 - Eles precisavam morrer?


Passados dez meses após a queda de um Boeing da Gol no meio da floresta amazônica, que matou 154 pessoas, o País chora por mais um grande desastre aéreo, ocorrido no dia 17 de julho passado, que vitimou aproximadamente 200 pessoas.
Ainda é cedo para se apontar as causas do acidente, porém ficou evidente o descaso de nossas autoridades com o setor aéreo. Nossos principais orgãos responsáveis por cuidar da infra-estrutura aéra, a ANAC e a INFRAERO se tornaram antros de ineficiência, principalmente por terem se tornado cabides de emprego do governo federal. A maior parte dos dirigentes desses dois órgãos apresentam como credencial para atuar no setor aéreo, carteirinhas do PT. Sem falar na ministra, que num dos inúmeros "apagões aéreos" que infernizaram a vida dos brasileiros nos últimos 10 meses, mandou a gente "relaxar e gozar", e no inepto Ministro da Defesa, cujo maior feito foi desautorizar o comando da Aeronáutica a punir controladores de vôo amotinados numa evidente quebra de hierarquia. E os dois aspones do presidentes que foram flagrados fazendo gestos obscenos, para comemorar uma possível falha mecânica no Airbus, o que teoricamente isentaria o governo de responsabilidades no desastre.
Morreram mais de 350 pessoas nestes dois grandes desastres. Será que foi preciso que estas vidas se perdessem para que finalmente, pudessemos ver que este governo que está aí é inepto, populista, anti-ético e trata o bem público como se fosse coisa particular? Pelo menos, só me resta desejar que esta vidas não tenham se perdido em vão.

Nenhum comentário: