sábado, agosto 25, 2007

Dá para ter um pouco mais de educação?

No começo dessa semana eu fui ao cinema assistir "O Primo Basílio", um filme apenas mediano, na minha opinião, porém o que mais me chamou a atenção, foi o comportamento inadequado de algumas pessoas. Durante a sessão uma jovem, sem a maior cerimônia, começou a conversar pelo celular. Se eu fosse mais cara-de-pau, eu gritaria para o projetista interromper a sessão, para não atrapahar a conversa da moça. Sem falar que de vez em quando sentia uns cutucões na minha poltrona dados outro mal-educado que estava atrás de mim.
Muitas pessoas se esquecem que não estão sozinhas no mundo, e que para viver em sociedade existem um conjunto de regras a serem seguidas. Não se pode, por exemplo ligar um som alto às 4 da manhã porque irá atrapalhar o sono de outras pessoas que estão próximas. É cada absurdo que a gente vê: motoristas que acham que seta é um acessório inútil, e que outros motoristas e pedestres têm que adivinhar que eles irão dobrar uma esquina ou mudar de faixa. Ou então aqueles "boys" que montam verdadeiras boates dentro de seus carros, que fazem até tremer o chão quando eles passam e forçam todos os que estão a sua volta a partilhar de seus péssimos gostos musicais. E aqueles que enchem as ruas de todo tipo de tranqueira e acham que os garis são pagos justamente para limpar a sujeira que eles fazem!
Educação não é questão de classe social ou de nível de instrução, pois existe muita gente rica, letrada, e muito mal-educada. Com base em reportagens de televisão e relatos de pessoas que estiveram no exterior, tenho a impressão de que o brasileiro em geral é mais mal-educado do que os povos mais desenvolvidos, como americanos e europeus. Os episódios de vaias de torcedores em provas de esportes individuais no Pan do Rio com certeza deixaram uma má impressão nos competidores estrangeiros.
Agora repito novamente a pergunta do título desse post. Dá para ter mais educação? Dá para sermos um pouco mais civilizados? Ou vamos nos comportar como macacos que não têm o mínimo senso de como viver em sociedade?

Nenhum comentário: